OBSERVATÓRIO

Sobre

 

O Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão é um centro de referências e análises on-line, desenvolvido para organizar e disponibilizar informações de maneira a facilitar o acesso e a interpretação dos dados educacionais não somente aos profissionais da educação mas também a qualquer cidadão que se interesse pelo tema.

Por meio de um processo curatorial qualificado, a plataforma capta informações, identifica sua relevância e as relaciona com produções de órgãos oficiais, mídias, pesquisadores – entre outras fontes. Busca tornar público o posicionamento de atores relevantes e do próprio Instituto Unibanco, seu idealizador, sobre o campo da educação, Ensino Médio e gestão, compartilhando desde experiências educativas até um calendário de eventos sobre esses temas.

Já foram reunidos mais de 5 mil itens entre pesquisas, vídeos e análises, organizados em sete seções, que incluem desde uma ferramenta de busca e documentação qualificada, com conteúdos das últimas décadas captados de diversas fontes, a análises aprofundadas sobre mídia. No campo de análise de dados, por exemplo, existe um conjunto de sistemas que reúne indicadores educacionais, sociais e demográficos de diversas fontes para cruzar e apresentar dados relacionados a questões de desigualdade racial, desigualdade de gênero, abandono e evasão no Ensino Médio e desempenho escolar (análise de rendimento, avaliações em larga escala e outros itens).

O Observatório de Educação, portanto, pretende contribuir para o debate e a elaboração de políticas públicas em educação e consolidar uma agenda comprometida com a garantia do direito a uma educação pública de qualidade.