Por AAPVR


Em um cenário demográfico em constante transformação, a população idosa do Brasil enfrenta o desafio de se reinserir no mercado de trabalho e retornar às salas de aula. Com aproximadamente 10 mil candidatos com mais de 60 anos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, os números revelam uma crescente busca por oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional.

População idosa busca novos horizontes no trabalho por meio da educação — Foto: Divulgação/Grupo AAP-VR

Na região Sul Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, o Grupo AAPVR é um protagonista nesse movimento, apresentando projetos abrangentes que vão desde a atenção à saúde até a capacitação em plataformas digitais. E tem novidade vindo por aí. A partir de março deste ano, a entidade vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos a associados e à comunidade em geral. Tais iniciativas visam não apenas prover cuidados integrais à população idosa, mas também prepará-la para vivenciar o envelhecimento com autonomia.

Os dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao Censo 2022, destacam um aumento significativo na população idosa, que agora soma 32.113.490 de habitantes, representando 15,6% do total. Esse crescimento de 56% em relação a 2010 ressalta a necessidade urgente de repensar estratégias de reintegração desses indivíduos no mercado de trabalho.

Visando adaptar os formatos de ensino para atender às necessidades específicas dos idosos, seja nas salas de aula das universidades ou em cursos de capacitação, devemos considerar suas experiências de vida, aspirações e desafios a serem vencidos.

O aumento no número de candidatos idosos no Enem sinaliza uma mudança social significativa. O desafio passa ser garantir que a sociedade como um todo esteja pronta para apoiar essa transição, promovendo uma cultura inclusiva e incentivando a aprendizagem ao longo da vida como um direito fundamental para todas as gerações.

Para mais informações sobre os cursos gratuitos: (24) 981414445

Acesse: https://www.aapvr.org.br/
Facebook: AAP-VR
Instagram: @aap_vr

AAPVR

Mais lidas

Mais do G1

Contando com um setor especializado para o objetivo, o Grupo AAPVR se destaca na execução de projetos inclusivos e sociais

Como a captação de recursos pode transformar a vida das pessoas?

A iniciativa é um movimento fundamental para quebrar tabus e alertar sobre a necessidade da prevenção

Novembro Azul: a conscientização pode salvar vidas

Evento do Grupo AAPVR abordará estratégias para prevenção de golpes e fraudes; público receberá orientações sobre segurança digital

Como se proteger de crimes virtuais?

Workshop que vai abordar a temática será realizado presencialmente e com transmissão ao vivo.

Grupo AAPVR aponta importância do planejamento previdenciário

Entidade inova no atendimento à saúde bucal de idosos, promovendo qualidade de vida e autoestima

Grupo AAPVR transforma sorrisos com cuidados odontológicos especializados

Conscientização, prevenção e acesso a cuidados médicos são fundamentais para a saúde das mulheres na terceira idade

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

Grupo AAPVR promoveu evento gratuito para prevenir endividamento e golpes financeiros.

Perigo dos empréstimos consignados: workshop alerta público idoso
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!