Educação
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) bateu dois recordes: maior número de escolas participantes, com 56.513 instituições, e a marca de 5.564 cidades abrangidas — o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros. Somente seis cidades do Rio Grande do Sul não possuem nenhum colégio cadastrado. Em todos os outros municípios do país ao menos uma instituição tem a prática que inscrever seus alunos na prova.

A Olimpíada é realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ao todo, 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio vão participar da maior competição científica do país nesta edição.

Neste ano, as provas da Olimpíada serão aplicadas em 4 de junho (1ª fase) e 19 de outubro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 20 de dezembro. Premiados com medalha nacional de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas em matemática e uma bolsa de R$ 300 para estudantes de escolas públicas premiados que integram o programa.

A Obmep irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a Olimpíada também irá premiar alunos com melhor desempenho estadual. Ao menos 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas. A premiação estadual não permite acesso ao PIC.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e do Ministério da Educação (MEC). A competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Mais recente Próxima Greve de servidores em colégios e institutos federais afeta mais de 250 unidades de ensino
Mais do Globo

Parlamentar estava internada desde o dia 1º de maio, quando foi hospitalizada para fazer uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas

Bolsonaro, Michelle e Tarcísio: políticos lamentam morte de deputada Amália Barros

Localização, plantas descoladas e preço compatível com os diferenciais do projeto são ingredientes da receita de sucesso

Lançamentos no Rio disputam o título de campeão de vendas

Pesquisa foi feita por meio do serviço de internet do aeroporto do Rio de Janeiro

Dia das Mães: os destinos preferidos de quem programou viagem pelo Galeão

Área foi invadida por Moscou em fevereiro de 2022, mas ofensiva lançada há dois dias sugere tentativa das tropas russas de abrir novo front

Rússia reivindica captura de mais quatro localidades em região de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia

Corman se especializou em produções de baixo orçamento que se tornaram clássicos cult, como "A Pequena Loja dos Horrores" (1960)

Morre aos 98 anos o lendário cineasta Roger Corman, 'rei dos Filmes B' de Hollywood